Organização Voluntários do Sertão encerra campanha de arrecadação para as vítimas da chuva na Bahia com mais de 40 toneladas arrecadadas

As doações superaram as expectativas, com isso, parte das doações foram encaminhadas para o Estado de Minas Gerais, que também foi atingido pelas fortes chuvas

 

Durante uma semana, de 3 a 8 de janeiro, a Organização Voluntários do Sertão realizou uma ação solidária de arrecadação de doações para as famílias que vivem na região Sul da Bahia e que perderam suas casas e sustento em decorrência das fortes chuvas que atingiram a área recentemente. Foi possível recolher alimentos, roupas, agasalhos, roupas de cama e banho, medicamentos, calçados, entre outros.

Com mais de 20 anos de história em oferecer saúde e oportunidade de integração social a pessoas que vivem em regiões de vulnerabilidade no Brasil, a Organização Voluntários do Sertão uniu parceiros e, com o apoio da sociedade, arrecadou ao todo mais de 40 toneladas de doações. A maior parte, mais de 25 toneladas, foi destinada à população da Bahia, que era o foco da campanha. Mas as doações não pararam de chegar e, cerca de 15 toneladas, foram encaminhadas também para o Estado de Minas Gerais, para a região do município de Salinas, área também foi afetada pelas fortes chuvas.

“Não temos nem como agradecer. Como sempre, a população abraçou nossa causa e batemos um recorde que nem imaginávamos”, destaca Marta Meire, Gestora do Voluntários do Sertão.

Além das arrecadações, uma equipe de voluntários esteve presencialmente na Bahia e em Minas Gerais. A visita na Bahia aconteceu na região da cidade de Itabuna, o convite veio por parte de instituições locais que pediram a ajuda do Voluntários do Sertão, em razão da longa experiência pela realização das edições do mutirão, para que montasse uma estratégia de logística de distribuição de tudo o que estão recebendo de doações. Quem explica a respeito desse convite é o Presidente da Organização, Doreedson Pereira, mais conhecido como Dorinho. “Nosso mutirão de solidariedade tem mais de 20 anos de história e nesse tempo todo já realizamos várias edições no Estado da Bahia, as pessoas conhecem e confiam no nosso trabalho, por isso, quando aconteceu essa tragédia, nos unimos para ajudar motivando doações, mas confesso que fiquei muito honrado ao receber o convite de reunir alguns voluntários estratégicos para compartilhar no local nossos conhecimentos de logística e organização e assim apoiar na estrutura de distribuição de tudo o que a região tem recebido de doações”, explica.

Por fim, em Minas Gerais, Dorinho esteve pessoalmente para a entrega do material doado e esteve em contato com promotores do Ministério Público Estadual, representantes da Secretaria do Desenvolvimento Social de Salinas e o Centro de Distribuição Integrado (uma parceria entre igrejas locais).

“É sempre uma satisfação muito grande ver que a solidariedade une tanto as pessoas e que no momento de maior dificuldade as famílias estão recebendo ajuda”, completa.